Como Investir

Como Investir em Artigos Colecionáveis! Por mais dinheiro que se possa ter todos nós gostamos de fazer um excelente negocio!
Você pode ver os colecionáveis de dois modos: como Colecionador ou como um negocio, mas seja de que modo for há algo ao qual não pode fugir. É preciso saber avaliar bem um objecto!

Como avaliar um objecto:
Neste blog você pode ver dezenas de tipo de objectos e o seu valor base. Essa referencia reflete o valor do artigo em muito bom estado e é o valor com o qual trabalho, que depois subo ou desço conforme o estado e idade do objecto que estou a avaliar. Para um colecionador é importante que o objecto em questão esteja no melhor estado possível, portanto se for um investidor lembre-se que se o artigo não estiver como novo será mais difícil vende-lo mesmo que faça um excelente preço. Se o artigo X tiver como valor de referencia 50 euros mas encontrar-se com alguns estragos ou parecer muito gasto o mais provável será o valor do artigo descer para os 25 euros. No entanto se esse mesmo artigo, com os mesmos estragos, tiver uma idade já muito avançada ou alguma particularidade rara de encontrar o valor do artigo pode ate mesmo ser mais alto que o valor de referencia.

Algumas particularidades que fazem subir o valor do artigo:
  • Estar dentro da caixa original
  • Ter pouco ou nenhum uso
  • Estar assinado
  • Edições limitadas, especiais ou comemorativas (nota que algumas edições comemorativas são muito comuns e por isso não valorizam o artigo)
  • Ser muito raro (quanto mais velho maior será a sua raridade)
O investidor:
Na minha opinião o investidor deve procurar dar no máximo metade do valor do artigo que pretende adquirir para depois vender. No entanto num artigo com valor mais alto, superior a 500 euros por exemplo, é plausível oferecer mais que metade visto o lucro ser alto. Caso seja possível negociar com o vendedor tente sempre que puder comprar-lhe vários artigos. Isto ira dar-lhe margem de manobra para puder descer o preço final do lote.

Investir no futuro:
Como já referi em cima há medida que o tempo passa o valor dos artigos vai aumentando, logicamente isto não é diário, mas ao longo dos anos irá notar uma diferença. Notara mais a diferença se conseguir adivinhar o que é que será um artigo colecionável daqui a vinte anos, mas que hoje ainda não é. Isto é, os artigos de coleção que mais se vendem hoje são os artigos que saíram nas décadas de 70/80 pois as pessoas que nasceram nesses anos têm hoje poder de compra pois já se encontram a trabalhar mas desejam reaver parte da sua infância e estão dispostas a investir algum dinheiro com esse fim.

Conservar as suas coleções:
Este tópico é um pouco lógico e quase desnecessário no entanto para ficar de consciência tranquila decidi escreve-lo na mesma. Basicamente retenha que:
  • Deixe os seus artigos em locais secos e à sombra, sem humidade. Evite garagens e locais perto das janelas.
  • Ponha-os a salvo de possíveis acidentes.
  • Se forem frágeis não os empilhe em caixotes nem os deixe roçar com nada
  • Não os deixe ao alcance de crianças e animais, especialmente roedores.
"O valor de um artigo é aquele que o colecionador estiver disposto a dar para o obter"

Sem comentários: